Tintas Iquine conclui negociação para compra da Hidracor

 

Com a operação, a empresa ganha volume de produção e capilaridade de distribuição, consolidando-se como a maior empresa de capital 100% nacional no setor 

 

Recife (PE), 13 de março de 2020 – A Tintas Iquine fechou acordo com o Grupo J. Macedo para aquisição da Tintas Hidracor nesta sexta-feira. Com a operação, a Iquine irá se tornar a terceira maior do Brasil em volume de produção de tintas decorativas. 

 

“Temos muita satisfação em anunciar essa expansão. Fundada por Delino de Souza, a empresa começou fabricando vernizes e adesivos nos anos 1970 e hoje se torna uma das três maiores do Brasil, consolidando sua posição como a maior empresa de tintas com capital 100% nacional”, afirma Alan Souza, sócio e membro do conselho da Iquine. “A aquisição está alinhada com a nossa visão estratégica. Sempre tivemos como diretriz estar no mercado de uma forma mais ampla, com um portfólio completo para atender aos diferentes públicos. A Tintas Hidracor está presente há mais de 50 anos nos mercados do Norte e Nordeste, onde construiu uma relação de confiança com consumidores e profissionais do segmento. A consolidação das duas empresas vem potencializar a presença do conjunto de marcas no mercado”. 

 

Com a aquisição, a Iquine – cujo parque industrial está instalado em Jaboatão dos Guararapes (PE) – ganha robustez no mercado, duplicando seu quadro de funcionários, além de incorporar três novas fábricas no Ceará, ampliando a capacidade de produção em 100 milhões de litros por ano. Com a consolidação da operação, a capacidade de produção da companhia passará para cerca de 220 milhões de litros de tintas decorativas por ano, distribuídos a mais de 40 mil pontos de vendas em todo o país.

 

Transferência de tecnologia e conhecimento entre as empresas será um diferencial para um crescimento sólido e contínuo, visando ampliar a distribuição para todo o país. A oferta de valor será mais ampla para todos os canais e clientes, sempre trazendo inovação para o segmento e novos produtos.  

 

“Focamos nosso crescimento no desenvolvimento de linhas de produtos que oferecem qualidade e acessibilidade, e que atendem a todos públicos e perfis, sempre buscando o melhor serviço aos nossos clientes e desenvolvimento para todos os colaboradores. A aquisição da Hidracor é importante para o fortalecimento e diversificação do nosso portfólio, traz complementariedade nos processos produtivos e melhoria da operação logística, levando a uma maior eficiência de toda cadeia produtiva”, destaca Eduardo Moretti, CEO da Tintas Iquine.

 

O fechamento da operação acontecerá logo após a obtenção das aprovações necessárias. 

 

 

Sobre Tintas Iquine

A Tintas Iquine é a maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional, atuando nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais. Desde a sua fundação, em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), a Tintas Iquine foi firmando sua marca no mercado pela qualidade de seus produtos e hoje está nos principais pontos de venda do país. A empresa é associada à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), possui a certificação de Qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está conformidade com todas as exigências e normas de qualidade no segmento. 

Com capacidade de produção de 120 milhões de litros por ano, a fábrica está entre as mais modernas indústrias de tintas da América Latina. Criadora do primeiro sistema tintométrico 100% base água do país, tem atualmente mais de 1.300 produtos no seu portfólio. A Iquine possui 400 colaboradores diretos, atendendo a mais de 20 mil pontos de vendas, em todo país. A empresa mantém projetos de sustentabilidade através de iniciativas de maior eficiência na utilização dos recursos naturais, com processos fabris que reduzem o consumo de energia e diminuem desperdício de água. Além disso, o uso de menos solvente nas formulações garante menor impacto ambiental. 

 

Sobre a Tintas Hidracor

A Tintas Hidracor opera as marcas Hidracor e Hipercor, e oferece uma linha completa de produtos para pintura decorativa (imobiliária), com tintas acrílicas, esmaltes sintéticos, texturas acrílicas, corantes, tinta em pó e cal. Possui ampla atuação, em 16 estados do país mais Distrito Federal, o que gera mais de 450 empregos diretos. Com três unidades fabris no estado do Ceará, a Hidracor tem capacidade de produção de 100 milhões de litros por ano de tintas imobiliárias líquidas e 120 mil toneladas por ano de Supercal e tintas em pó. Robustez necessária para atender mais de 20 mil pontos de venda, 8 mil clientes diretos, com distribuição para cerca de 1.200 municípios brasileiros. 

A empresa é associada à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), possui a certificação de Qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está conformidade com todas as exigências e normas de qualidade no segmento.